Skip to content

O Dia em que a Terra Tremeu

Agosto 18, 2011

A notícia na televisão deixou-o à beira de um ataque de nervos. Seria verdade? Os jornalistas, por vezes, para não dizer quase sempre, são uns exagerados. Era melhor verificar na internet, esse bastião da verdade moderna. Ligou o computador e bastaram uns meros 3 cliques para ver que a aterradora notícia era real. Não queria acreditar, nos últimos tempos as más notícias sucediam-se umas atrás das outras, numa espécie de dilúvio de desgraças. Todos os dias tinha sempre mais um motivo para se deprimir, mais uma medida que lhe ia tornar os dias mais difíceis; mas esta superava todas, tinha-o colocado no limite do suporte da dor.

Uma raiva inundou-lhe os sentidos; o sangue fervia, como se lhe tivessem ateado um rastilho. Sem pensar, saiu para a rua com vontade de partir o mundo. O primeiro contentor do lixo que encontrou derrubou-o, furiosamente. Não contente, voltou para trás e incendiou-o: só o fogo purifica as feridas da alma.

#!dcdisplay
\fp\\b0\\i0\\fs10\Date~26.07.1999; Slug=Member_Showcase; Source=OBSERVER-DISPATCH; Time~14:01; Type=Picture;
ÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐ
\fs16\\b\No Title\fs12\\b0\



<<dcpicture>>

A man stands in front of a bonfire at the 1999 Woodstock Festival, Sunday, July 25, 1999, in Rome, N.Y. After almost 72 hours of peace and love, Woodstock '99 ended in blazing chaos Sunday night as hundreds of concertgoers turned into vandals, starting fires and looting. (AP Photo/Observer-Dispatch, Michael P. Doherty)
\fp\\b0\\i0\\fs10\ÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐÐ
\fp\\i0\\b\\fs16\Digital Collections/IPTC

\fp\\b0\\i0\\fs10\CREDIT~AP; Category~A; Municipality=Rome; Photographer=Michael_P._Doherty; State~New_York; TransRef~NYUTI101;

Quando agarrou numa pedra e partiu o vidro de uma montra, reparou numa coisa extraordinária: não estava só. Dezenas de pessoas, para não dizer centenas, também tinham saído para a rua; a fúria comandava-os e, quais zombies alucinados, destruíam tudo o que lhes aparecia pela frente. As lojas de electrónica eram o alvo preferido, numa espécie de expiação dos tempos modernos: partiam as montras, entravam e traziam tudo o que podiam carregar, para depois, já na rua, continuarem os actos de violência sobre os objectos, especialmente empilhando-os e lançando-lhes fogo.

Reparou que conhecia muito dos amotinados, alguns eram seus amigos. Todos eles davam largas à revolta gritante, que nascera quando souberam da terrível notícia, pela manhã. Juntou-se ao grupo e comungou com eles o desvario da insurreição: a sociedade tinha que saber a cor da sua ira.

POLITICS G20 Protest 133818

A polícia, atrasada na intervenção, bem tentou conter o motim, mas era quase impossível: a revolta não era só naquele bairro, alastrara-se por toda a cidade, por todo o país; pelo que fora noticiado, os tumultos já teriam invadido o resto do mundo, num caos nunca visto. Especialistas falavam numa guerra civil à escala global; talvez o princípio do fim. Aquilo que se temera, um dia, provir de uma missiva nuclear, de um desastre ambiental ou até de um vírus, chegara apenas pelo rastilho de uma simples notícia.

Ele, ao se preparar para incendiar mais um carro, sentiu que uma mão lhe parou o braço que arremessava a mecha já acesa. Virou-se; reconheceu uma amiga, com quem comungava mensagens electrónicas. Pensou que ela o iria tentar demover do acto tresloucado; sempre a vira como uma mulher calma, segura de si, de fino recorte educativo, cheia de consensos, sempre pronta a postar frases de grande equilíbrio espiritual e intelectual, numa espécie de almanaque virtual do bom senso. Enganou-se. Ela arrancou-lhe a mecha e fez questão de atear a viatura pela sua própria mão.

Riot-London

– Vem, vamos reduzir a pó aqueles malditos armazéns – disse-lhe ela, pegando-lhe na mão e puxando-o em direcção a um velho edifício em frente.

Só nesse momento compreendeu a dimensão do anunciado: o facebook fora encerrado para sempre.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: