Skip to content

O Arquitecto

Novembro 28, 2010

Olhou, com cara de espanto, para a sua obra. Como podia ter aquilo acontecido? Era um técnico de renome, fizera todos os cálculos na perfeição, sem enganos – ok, havia umas coisas que não batiam muito certas, pormenores, mas também tinha que dar lugar a outros cálculos de outros técnicos, a vida é feita destas coisas, uma mão lava a outra e as duas pintam a casa mais bonita, com pão e vinho sobre a mesa, e um S. José de azulejos -, e agora aquilo: uma casa de pernas para o ar.

wonderworks

Lá dentro as pessoas barafustavam, não porque sentissem que viviam de pernas para o ar, mas porque se tinham habituado àquela posição, estranha, incomodativa – aliás todos os dias reclamavam sobre isso; todos os dias diziam que era o último; todos os dias acomodavam-se e acabavam por aceitar –, burlesca até, e que agora não queriam ver modificada.

O arquitecto, perante semelhante obra, abriu a boca ao vento e desfilou culpa por todas as correntes de ar que surgiram; o clima andava destrambelhado e depois fazia coisas dessas, o tempo já não é o que era, virava uma casa como quem gira no carrossel a comer algodão doce.

No meio do barulho, os habitantes chamaram o arquitecto para que lhe fizesse mais um alçado, a família crescera, havia quem tivesse casado e precisava de espaço.

Um dia a casa veio abaixo. O arquitecto fugiu para a dele, e agradeceu aos deuses pela felicidade de ter uma com paredes direitinhas, de pernas para cima; para alguma coisa servia ter optado por semelhante formatura.

OldFrenchFarmHouseRuin

Os habitantes, aflitos, choraram e imploraram uma nova casa, de pernas para o que ar fosse. O arquitecto prontificou-se de imediato para a construir; era um excelente técnico e dominava o negócio como ninguém. As pessoas aceitaram.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Dezembro 1, 2010 10:29 pm

    Pois eu não me admirava nada que as pessoas contratassem outra vez o arquitecto…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: